18 fevereiro 2012

Stratovarius

Stratovarius é uma banda finlandesa de power metal originária de Helsinque, fundada em 1984. 

História


Os primeiros anos

Em 1984 foi criada na Finlândia, mais especificamente na cidade de Helsinque (famosa por ser a origem de muitas bandas de heavy metal), a banda Black Water. Formada por 3 amantes de Black Sabbath: Tuomo Lassila, baterista e vocalista; John Vihervã, baixista e Staffan Strahlman, guitarrista.
A banda iniciante começou fazendo apresentações de cover de outras bandas mais famosas, principalmente do Black Sabbath, da qual retiravam inspiração para suas primeiras canções e rifts próprios. John Vihervã deixou a banda. Seu vago lugar foi ocupado pelo desconhecido Jyrki Lentonen.
No ano seguinte, a banda adota o nome que iria imortalizar, Stratovarius, que segundo Tuomo Lassila é uma mistura do modelo Stratocaster da Fender com a famosíssima marca de violinos Stradivarius. Ao mesmo tempo ocorre a troca do guitarrista com a saída de Staffan e entrada Timo Tolkki. Ele passou a ocupar também o cargo de vocalista, já que Tuomo estava sofrendo para tocar bateria e ainda cantar. Tolkki trouxe também a banda uma influência de música clássica e heavy metal melódico, que na época era uma coisa nova.


Problemas

Entre 2004 e o começo de 2005 foram tempos turbulentos para o Stratovarius. O líder da banda Timo Tolkki (guitarrista), sofre de problemas mentais, por causa desta doença toma atitudes estranhas e acaba gerando uma grande confusão, expulsando membros, contratando uma vocalista feminina e dando declarações místicas banhadas em sangue. Após tratamento e com pedidos de desculpas de Tolkki pelos atos durante o tempo de insanidade, Kotipelto voltou para a banda, junto com Jörg.


Stratovarius

Apesar do clima tenso, com a banda reunida, foi produzido o décimo terceiro álbum de estúdio, auto-intitulado, em 2005. Um álbum com sonoridade diferente, sem o pedal duplo de sempre, e com os gritos agudos de Kotipelto não tão abundantes quanto antes.
Após as gravações terminarem, o baixista Jari Kainulainen resolveu sair da banda, por razões pessoais. Foi substituído por Lauri Porra, baixista que já havia tocado com Timo Kotipelto em seu álbum solo.


O hiato

Dia 2 de abril de 2008Timo Tolkki anunciou o fim da banda
As tensões internas dentro da banda foram mencionadas como a causa, dizendo que Lauri Porra e Jens Johansson eram seus únicos suportes, Jörg Michael estava centrado mais sobre seu session work, e Kotipelto era melhor com a sua banda solo. A banda estava planejando lançar um álbum novo de estúdio, com iniciais R....R.... em 2008. Tolkki lança o álbum solo dele em junho de 2008, formado por uma banda nova, chamada "Revolution Renaissance".
Os integrantes prometeram retornar com um novo álbum de estúdio em 2009 o primeiro anúncio oficial desde a saída do guitarrista e principal compositor Timo Tolkki.
O Stratovarius recrutou o guitarrista finlandês Matias Kupiainen, de apenas 25 anos.


O Retorno

Em 2009 o Stratovarius confirmou datas em festivais. Também lançou outro álbum de estúdio, Polaris, em maio de 2009. E o primeiro álbum desde a saída do guitarrista e compositor Timo Tolkki

Membros

[]
Formação atual




Discografia


Álbuns de estúdio




3 comentários:

  1. Legal o post! Strato é a minha banda do coração. Valeu. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Obg vc e divulga aí o meu blog. É sempre bom a gnt ter um espaço que dedica-se a recordar dos grandes trabalhos de bandas famosas do mundo do metal e de seus sub-gêneros, como tbm um espaço no qual as novas bandas tem vez e voz. Dê sempre uma olhada nos trabalhos das bandas que são antigas no quesito anos de carreira musical, mas q não tem a oportunidade de se tornarem 'populares' (mas possuem tbm um excelente trabalho musical) VLW ;-)

    ResponderExcluir

© Santuário do Metal - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Raquel Alves.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo